Buscar
  • Maria do Mar Vieira

Depressão e o Autismo

Atualizado: Set 8


Hoje venho-vos falar de algo não muito fácil e de algo intenso.

Setembro é o mês da Prevenção do Suícidio. Sabiam que o suicídio no Autismo leve é 9 vezes maior do que na população neurotípica?




A Depressão é algo bastante comum nos Autistas e se não houver um suporte de apoio grande, pode haver consequências graves como o suicídio.

Sentimo-nos sozinhos e perdidos, sentimos que não pertencemos a este mundo. Sabemos que somos diferentes e que somos visto como tal. Temos uma grande pressão para nos comportarmos o mais normal possível, pois à mínima estereotipia, ansiedade e certas dificuldades somos logo olhados de lado. Muitas vezes na escola sofremos de bullying por sermos nós próprios e aí percebemos que talvez não possamos ser assim a todo o momento. Isso causa-nos ansiedade e desconforto porque temos de estar sempre conscientes daquilo que fazemos e dizemos para não fazermos nada que não seja considerado normal. Sentimo-nos frustrados e tristes por não podermos ser Autistas. Aquilo que mais queríamos era sermos compreendidos, aceites e respeitados. Queremos ser Autistas! Queremos fazer as nossas estereotipias, queremos pensar e sentir como só nós o sabemos fazer, queremos ser compreendidos! Diariamente temos de enfrentar desafios, ansiedades e dificuldades. Muitas vezes a cada minuto. Há dias que nos sentimos cansados e sem forças para enfrentar o mundo. Sentimo-nos desmotivados e frustrados porque ninguém nos quer entender. É difícil viver neste mundo. Por muito que tentemos explicar, ouvimos sempre as mesmas palavras por parte das pessoas à nossa volta. Por vezes queremos desaparecer, ir para um lugar onde não nos sintamos extraterrestres.

Pensamentos negativos começam a invadir-nos a cabeça. Podemos estar todos os dias com um sorriso no rosto mas por vezes passamos as noites a chorar. Não temos vontade nem forças para fazer nada pois a desmotivação é muito superior à coragem. Isto tudo causa-nos uma grande ansiedade por não estarmos a conseguir lidar com tudo o que se passa à nossa volta e a tristeza e frustração intensifica-se, tornando-se num circulo vicioso e depois pode levar-nos a pensamentos sobre a morte.


O Suporte familiar e Profissional é muito importante para nos ajudar a lidar com o nosso Autismo, a arranjar estratégias para combater a ansiedade e todos estes pensamentos.

Ninguém tem de passar por isto sozinho. Se te sentes assim, pede ajuda e nunca desistas de ti e do que queres para ti! Tu és importante, mereces viver e ser tal como és!




69 visualizações
  • Facebook ícone social
  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now