Buscar
  • Maria do Mar Vieira

Livro 'Olha-me nos Olhos'



Acabei agora de ler o livro ‘Olha-me nos Olhos’ de John Elder Robison. Um livro muito interessante que gostei imenso. É um livro autobiográfico, onde o autor fala da sua vida com Asperger.

Fala sobre algumas situações que lhe aconteceram ao longo da vida que punham às vezes as pessoas a olharem-no de lado e sem perceber o porque de ele dizer ou fazer certas coisas. Fala das dificuldades sentidas ao longo da vida em se relacionar com os outros. Mas também fala das suas capacidades que o levaram a chegar onde chegou hoje.

Aos 40 anos foi-lhe diagnosticado Asperger e a partir daí começou a perceber as dificuldades que tinha e começou a corrigir os erros que cometia ao interagir com os outros.

Viver sem um diagnóstico obriga-nos a adaptar-nos e aprender por nós próprios a melhor maneira de viver em sociedade mas ter um diagnóstico ajuda-nos a perceber porque vemos e sentimos o mundo de maneira diferente e a entendermos melhor as nossas dificuldades e as nossas capacidades. É algo que nos alivia e tranquiliza.

Identifiquei-me bastante com muitas das coisas que o autor retratou ao longo do livro. E ver a maneira como ele superou tudo e hoje é uma pessoa feliz, estável e de sucesso, leva-me a ter mais coragem, esperança e positivismo. Leva-me a crer que também vou superar tudo, sabendo que irei ter dificuldades durante toda a minha existência mas que vou lidar com elas de maneira mais calma e apaziguadora. Sei que irei ter muito sucesso também.

Aconselho todos a lerem este livro para melhor compreenderem o que é viver diariamente com Asperger e nos perceberem um pouco melhor. Para as pessoas como eu vão sentir que não estão sozinhas e que há mais pessoas como nós.

44 visualizações
  • Facebook ícone social
  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now