top of page
Buscar
  • Foto do escritorMaria do Mar Vieira

Livro ‘Tenho uma Depressão em casa, o que faço agora?’

"Ter uma depressão é ser uma marioneta.

É uma doença que nos deixa com medo, inseguros, fracos, débeis e isso, consequentemente, incapacita-nos, prende-nos os movimentos, a fala, o pensamento. Este livro surgiu para amparar quem está próximo de nós. Quem vê, realmente, o que uma depressão é.

Para as pessoas que, sem querer, magoamos, porém não nos deixam cair de forma alguma.

Para as pessoas que mais sofrem, com o nosso sofrimento. Não há uma forma certa ou errada de ser o nosso suporte.

Todas as relações são diferentes, tal como a experiência de cada um com a depressão é também distinta. Contudo, existem algumas coisas que podem ter em consideração se estiverem com alguém deprimido.

A melhor coisa que podem fazer é ouvir sem julgamentos, compreender a dor e aceitar as nossas limitações. Nós não precisamos que nos digam o que fazer, mas sim que nos digam «Estou contigo. Podes chorar», que peguem numa manta e se deitem connosco. Todas as informações aqui mencionadas foram baseadas em experiências de vida com a depressão e numa pesquisa detalhada de artigos e estudos científicos sobre como lidar com esta doença. "

Daniela Carvalho




Só quem tem uma depressão sabe o quão difícil e complexa é. Somos consumidos por uma quantidade enorme de sentimentos e pensamentos negativos que nos impede de fazer seja o que for. Só conseguimos ficar deitados na cama a chorar, sem força e sem motivação para nada. Só o facto de nos levantarmos da cama é um grande esforço e ao mesmo tempo uma vitória para nós.


Mas ter uma depressão também afeta bastante as pessoas à nossa volta. Ficam desesperadas, sem saber o que fazer e como nos ajudar.

A Daniela, ao deparar-se com uma depressão e ao ver o quão difícil também era para os familiares e cuidadores de uma pessoa com depressão, fez uma pesquisa detalhada que a levou a escrever o Livro ‘Tenho uma Depressão em casa, o que faço agora?’

Não é um livro para nós, pessoas com depressão, mas sim um livro para todas as pessoas que conhecem, convivem, trabalham com alguém com depressão. Um livro muito claro e direto, que explica o que é uma depressão, o que sentimos e pensamos, como é o nosso dia a dia e como é que se pode ajudar uma pessoa com depressão, desde o que se deve ou não dizer e fazer durante este período tão complicado até as várias estratégias e exemplos do que se pode fazer no dia a dia para nos apoiar e ajudar a melhorar.


É importante dar o máximo de apoio a alguém com depressão, mas também é importante que a pessoa que cuida e apoia a pessoa com depressão também cuide dela própria e do seu bem-estar, para assim poder ter as forças necessárias para ajudar a pessoa deprimida.

Este livro, além de ser sobre nós, pessoas com depressão, é um livro sobre e para vocês. Para vos ajudar a ter força e confiança para nos apoiarem neste período que é tão difícil para nós.


Encontra-se à venda em várias livrarias a um preço bastante acessível. Aconselho a todos aqueles que enfrentam esta situação, e a todos aqueles que queiram saber um pouco mais sobre a depressão.

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page