top of page
Buscar
  • Foto do escritorMaria do Mar Vieira

Quando é que isto vai parar?




Quando é que isto vai parar? Desta vez foi Camilo Lourenço que chamou a ministra de Autista. Este veio desculpar-se a dizer que 'a expressão foi utilizada no sentido popular, não médico'. Desde quando é que agora o autismo é um popularismo? Desde quando é que os autistas dizem coisas estúpidas? Desde quando é que são pessoas alheadas do mundo? Isto só mostra a desinformação que existe em relação ao Autismo. Se usassem outra condição ou até raça ou orientação sexual, seria logo visto como preconceito, mas não sei porque é que quando é o autismo já não é preconceito. É algo normal. Chamar de autistas a outras pessoas de modo pejorativo ou como insulto é algo normal. E ainda por cima usar o termo autista de forma errada porque nós, autistas, somos das pessoas mais hiperconectadas devido à enorme quantidade de estímulos que estamos sempre a receber e muito menos somos piores ou melhores. Somos seres humanos como toda a gente.



É por causa deste 'popularismo' que muitos de nós, depois de receber o diagnóstico, ficamos com medo e vergonha de contar o que temos. E sofremos com isso. Com o que os outros irão pensar ou falar. Passamos a nossa vida a ouvir o termo autista de forma negativa e como insulto. Que acabamos mesmo por acreditar nisso e duvidar de nós. Duvidar de quem realmente somos e duvidar das nossas capacidades. Levamos muito tempo a perceber que isso não é verdade. Que somos totalmente o oposto daquilo que dizem sobre nós.



O capacitismo (discriminação e preconceito social contra pessoas com deficiência) tem que acabar. Nós não vamos desistir e vamos lutar por nós e pelos nossos direitos.

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page