top of page
Buscar
  • Foto do escritorMaria do Mar Vieira

Livro 'Nascido Num Dia Azul'



Hoje venho falar-vos do livro Nascido Num Dia Azul de Daniel Tammet, um jovem com Síndrome de Asperger e Síndrome de Savant.

Nascido Num Dia Azul é um livro autobiográfico, que começa na pequena infância de Daniel, quando este não conseguia fazer amigos e era gozado pelos outros, até à idade adulta, em que aprendeu a controlar-se e a viver de forma independente.

Daniel vê os números como amigos, cada um deles único e com uma personalidade diferente. Visualiza cada número como formas, cores e texturas e consegue realizar incríveis e complicados cálculos mentais em poucos segundos. Em 2004, memorizou mais de 22.000 dígitos de pi, tendo depois demorado 5 horas a enumerá-los todos em público. Tem também uma grande facilidade em aprender línguas, sabendo falar 7 línguas diferentes e aprendido o islandês numa semana.

Ao longo do livro, Daniel fala-nos das dificuldades sentidas no decorrer da sua vida e conta-nos também a maneira como sentiu cada momento da sua vida.


É um livro fascinante e inspirador, onde entramos no mundo de Daniel, ficamos a perceber como é incrível este mundo dos números. Eu já era fascinada por números, mas agora com esta nova visão, ainda mais fascinada fiquei. Sinto uma enorme admiração por Daniel Tammet e de como ele conseguiu enfrentar todos os obstáculos que tinha pela frente, dando-me coragem para continuar a seguir a frente e a lutar por mim e pela minha vida. São estas histórias inspiradoras que me fazem não sentir tão sozinha neste mundo que habitamos, que me fazem sentir um pouco mais compreendida e aceite.

Aconselho vivamente a lerem este livro e a verem também todas as entrevistas que Daniel Tammet já deu, onde fala da sua experiência com Asperger e Savant, e a verem o documentário: Brain Man, The Boy with the Incredible Brain, onde Daniel relata a gravação deste documentário no seu livro.

49 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page