top of page
Buscar
Foto do escritorMaria do Mar Vieira

Mudanças de plano e imprevistos


Photo de Carlos Gomes

Tenho alguma dificuldade a lidar com mudanças de plano e imprevistos.

Preciso de ter tudo mais ou menos planeado e organizado. Preciso de saber o que vai acontecer, de ter tudo sob controlo. A minha vida já é cheia de hipersensibilidades e sobrecargas, se algo acontece que eu não estava à espera, se me mudam os planos, eu sinto-me totalmente perdida e sem saber o que fazer, tenho de fazer um grande esforço para lidar com essa imprevisibilidade e isso pode gerar uma sobrecarga. Tenho de saber o que vai acontecer para tentar prever e evitar meltdowns, hipersensibilidades e preparar-me psicologicamente para saber como interagir e comunicar em determinado momento, e assim conseguir gerir a minha energia para não chegar ao limite do meu cansaço.


Imprevistos acontecem diariamente. O autocarro atrasar-se, estar mais pessoas do que o habitual em determinado sítio, uma mota passar ao meu lado, uma pessoa falar-me num tom mais ríspido e agressivo, um carro apitar, alguém cancelar algo, chegar mais cedo do que era previsto. Isto são tudo coisas com o qual não estamos a contar, mas com as quais temos de lidar rapidamente e o meu cérebro não está preparado para isso. Muitas vezes bloqueia, vem a ansiedade e as lágrimas caem. Se imaginarmos o nosso cérebro como um balde, tudo isto são gotas a cair no balde que depois acaba por transbordar e é aí que vêm as sobrecargas.


Tenho combinado ir dar um passeio com uma amiga, se no dia ela me diz que afinal não pode ir, eu fico completamente desnorteada e sem saber como agir. Estou mentalizada para fazer certas coisas como comunicar, apanhar autocarros, evitar barulhos. Se de repente isso muda, fico sem saber o que fazer naquele tempo que estava reservado para estar com a minha amiga. Porque aquelas horas já estavam reservadas para fazer aquilo, e se agora não posso, o que vou fazer? Muito provavelmente fico sentada apenas à espera que esse tempo passe. O meu cérebro não consegue adaptar-se, arranjar outra solução. Se tiverem de cancelar, por favor façam-no com bastante antecedência para conseguir gerir a situação.

Se costumo falar diariamente com uma amiga e ela um dia não me disser nada ou estiver a falar menos naquele dia, eu vou entrar em pânico porque não percebo porque aquilo está a acontecer, vou fazer mil e um filmes na minha cabeça, e poderei acabar por ter alguma desregulação emocional. Se não me puderes responder ou falar comigo, por favor responde-me a dizer isso mesmo e explica-me o motivo mais tarde se não puderes explicar no momento.

Se me enganar a comprar algo ou se me esquecer de algo, vou ficar sem saber o que fazer a seguir e vou-me sentir muito frustrada por ter errado, o que pode levar a um meltdown.


Esta semana aconteceram vários imprevistos, que levaram depois a várias mudanças de planos e isso gerou em mim uma onda de ansiedades, emoções, desregulações emocionais e meltdowns.

É importante compreender o motivo para estas mudanças de planos acontecerem, e se não estivermos a perceber, por favor expliquem-nos para ser mais fácil para nós gerirmos a situação. Precisamos de tempo para o nosso cérebro se acostumar a essa mudança, portanto não nos pressionem.

É importante compreender que os imprevistos e as mudanças de plano são muito difíceis para nós e se nos puderem ajudar a gerir esses momentos e a arranjar estratégias para os ultrapassar seria muito benéfico para nós.

129 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 komentarz


Manuel Ramos
Manuel Ramos
25 wrz 2022

OBRIGADO, MARIA

Tenho um filho autista com 17 anos que não fala, a minha maior dificuldade é saber o que ele sente e quer, quando um autista nos diz como sente as coisas da vida para nós que amamos outro autista as coisas são mais fáceis. Eu tento sempre explicar com antecipação ao meu filho o que vai acontecer a seguir, mas também para nós pais a vida tem imprevistos. Tenho tantas perguntas que eu gostaria que um autista me respondesse, podes ajudar-me?

Obrigado

Polub
bottom of page