top of page
Buscar
  • Foto do escritorMaria do Mar Vieira

NATAL


Foto de Ana Luar


Já sabemos que esta altura do ano pode ser mais complicada para alguns de nós.

As luzes e a música por todo o lado, os centros comerciais apinhados de gente e barulho, o stress do que havemos de dar a cada membro da família e amigos, os imprevistos a qualquer momento, as pessoas que já não vemos há meses e que já não sabemos como interagir, as tradições que têm de ser cumpridas à risca, as mudanças de rotina, a interação obrigatória com toda a família. Isto são apenas algumas razões para o Natal poder causar mais ansiedade e sobrecarga.

É importante estar atento e fazer algumas alterações e acomodações para o Natal se tornar prazeroso e confortável.

Falar connosco e explicar-nos com antecedência quais vão ser os planos para esta época e incluir-nos no planeamento desses planos (é importante para nós sabermos o que vai acontecer). Ter sempre à mão os fones de cancelamento de ruído. Se forem para casa de algum familiar, mantenham a mesma rotina e o mesmo tipo de alimentação que têm no dia a dia. Ter em casa um recanto para estar sozinho, se regular e acalmar. Evitar locais muito barulhentos e com muita gente. Deixar-nos fazer estereotipias. Toda a família saber como nós somos, como funcionamos e quais são os gatilhos e estímulos que nos deixam mais sensíveis e em sobrecarga, para saberem como agir. Dar-nos tempo e espaço. Estar atento se estamos a ficar mais exaustos com tanta interação e estímulos, e não nos deixarem chegar ao nosso limite de sobrecarga. Adaptar algumas atividades para que sejam mais tranquilas para nós.

Estejam atentos às necessidades dos vossos filhos, amigos e familiares. Alterações, por mais pequenas que sejam, podem fazer toda a diferença entre um Natal de sobrecarga e um Natal Tranquilo. E Autistas, Não tenham medo de pedir ajuda sempre que precisarem e de pedir aquilo que vocês sabem que resulta para vos tranquilizar. Vocês têm direito a um Natal confortável!


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page