top of page
Buscar
  • Foto do escritorMaria do Mar Vieira

Retrospetiva 2023


Foto de Marta Santos


E 2023 chegou ao fim.

Foi um ano muito desafiante, mas cheio de muitas conquistas.

Houve momentos muito difíceis, momentos onde quis desistir de tudo. Muitos Meltdowns, muitos imprevistos, muitas desregulações emocionais. Mas também houve muito auto conhecimento, muitos risos e muitas vitórias.

Este ano consegui viver sozinha em Lisboa, consegui estar numa Companhia de Dança, viajei pela primeira vez com a fita do Girassol, fui reconhecida pelo meu trabalho como modelo fotográfico, fui entrevistada no Podcast da Federação Portuguesa de Autismo, uma história minha foi publicada no livro eletrónico 'Stories Beyond Violence', projeto da EUCAP.

Percebi quem são os meus verdadeiros amigos, que gostam de mim tal como eu sou. Ganhei um novo namorado e uma nova família que me ama e apoia em tudo. Percebi que sou mais forte do que pensava. Que não preciso de ser perfeita e fazer tudo bem, para ser aceite pelos outros. Posso ser Eu. E posso ter pessoas que me ajudem quando precisar. Não é preciso ter vergonha disso. Não é preciso fingir que está tudo bem. Posso dizer que Não, posso pedir ajuda. É importante saber os nossos limites e respeitá-los. É importante não aguentarmos até ao fim, até ao último segundo, onde se dá depois uma sobrecarga.

Sinto orgulho desta comunidade e de tudo o que está a fazer para lutar pelos nossos direitos. Tenho orgulho de pertencer a uma comunidade que se inter ajuda e se ama. Tenho orgulho de todas as pessoas que conheci nesta comunidade e de todas as suas vitórias.

De entre todos os momentos difíceis e desesperantes, o que levo deste ano, foram todas as conquistas que alcancei no meio desses momentos. No meio de choros, houve muita alegria e é isso que levo para 2024. Levo toda a resiliência para continuar a superar todos os desafios. Levo toda a força que me permite não desistir. Levo todo o amor que tenho para continuar a amar tudo à minha volta, mas principalmente para me amar a mim própria.

Portanto hoje brindemos!

Vamos celebrar todas as nossas conquistas e vitórias. A toda a nossa força e coragem. Merecemos isso!

Que 2024 seja cheio de ainda mais força e resiliência. E lembrem-se ‘Se der medo, vai com Medo mesmo’!

171 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

NATAL

1 hozzászólás


gomes.joaoantonio
gomes.joaoantonio
2023. dec. 31.

Coragem Maria do Mar, és uma grande MULHER ,que eu admiro muito, bom ano 2024 e seguintes, beijinhos

Kedvelés
bottom of page