top of page

Retrospetiva 2025

  • Foto do escritor: Maria do Mar Vieira
    Maria do Mar Vieira
  • 31 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura
Photo de André Peixinho
Foto de André Peixinho


Mais um ano se passou, e neste ano muita coisa aconteceu.

Comecei a trabalhar. Tenho um espaço de trabalho tranquilo, um gabinete só para mim, posso fazer as estereotipias que quiser, tenho um espaço só meu onde me sinto segura e confortável. Se tiver alguma dúvida é só ir ao gabinete do lado onde tenho alguém sempre pronto para me ajudar. Tenho pessoas que me respeitam e compreendem. Sinto-me muito bem lá. Foi um ponto muito positivo do meu ano, algo que conquistei e onde sou muito feliz.

Este ano também tratei do atestado multiusos. Foi um processo bastante fácil e mais rápido do que é costume. Tenho direito a vários benefícios, como o subsidio de inclusão, e prioridade em muitas coisas, o que ajuda e facilita muito a minha vida, em termos de ansiedade e sobrecarga.

Este ano alcancei algumas vitórias. Vitórias essas que podem parecer ridiculas aos vossos olhos e serem coisas que já deveria fazer com a minha idade, mas cada um tem os seus desafios e ritmo e só agora é que consegui fazer algumas coisas que antes era impensável. Consegui pela primeira vez ir a uma consulta sozinha. A minha mãe tinha sempre de entrar comigo, porque eu ficava muito ansiosa e não conseguia falar. Agora já consigo entrar sozinha e falar com o médico. Alguns sítios já consigo ir sozinha até lá e já me oriento a ir à receção, ir à consulta e depois fazer o pagamento, e até a ir fazer exames. Mas há outros sítios que são mais confusos e que ainda não consigo ir sozinha. A minha mãe tem de ir comigo e depois eu entro sozinha para ver o médico ou fazer o exame.

Como vocês sabem, eu odeio falar ao telemóvel. É algo que me deixa muito ansiosa e desconfortável e evito ao máximo. Mas este ano consegui pela primeira vez fazer algumas chamadas. A ansiedade era muita, mas ensaiei o que precisava de dizer ou perguntar e consegui! Quando consegui, fui dizer à minha mãe e festejámos esta pequena vitória, ela abraçou-me e dançámos. É muito importante celebrarmos sempre as nossas vitórias, por muito pequenas que sejam, elas são muito importantes para o nosso crescimento.

Este ano fui convidade para ser a Presidente da Delegação de Coimbra da Associação Portuguesa Voz do Autista. Foi algo que me encheu de orgulho, ver o meu trabalho reconhecido e ver a confiança depositada em mim para assumir este cargo.

Em relação à dança, fiz algumas apresentações e espetáculos. Na fotografia não fiz tantas sessões fotográficas como era normal, devido à falta de tempo, mas as que fiz foram com mais qualidade e empenho.

O próximo ano vai ser com muito mais fotografia e dança. Tenho muitas ideias que quero desenvolver. Vai ser um ano de muita Arte, sempre ao lado desta luta pelos nossos direitos e por nós. Unir o Autismo à Arte. Sempre será o meu lema. Pois sem Arte não somos nada, ela ajuda-nos a viver.

Fiquem atentos, porque virão aí muitas coisas boas!

Um bom 2026 para todos! E lembrem-se, lutem sempre por vocês e pela vossa felicidade!

 
 
 

Comentários


  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page